A Casa das Sete Mortes

 A CASA DAS SETE MORTES!

Você conhece a Casa das Sete Mortes no Centro Histórico de Salvador? 

Não? 

Então, vem comigo!

Essa casa foi construída no século 17 e se localiza na antiga Rua do Passo, atual Rua Ribeiro dos Santos no Centro Histórico de Salvador.

Casa das Sete Mortes

CASA MAL ASSOMBRADA


Ela foi construída para uso doméstico e seu construtor é desconhecido.

Mas, o que chama a atenção nessa casa é que no ano de 1756, ocorreram quatro assassinatos aqui. O Padre Manuel de Almeida Pereira, que residia no imóvel, dois homens escravizados e um homem liberto. O Livro do Tribunal da Relação confirma os quatro homicídios. O culpado nunca foi descoberto. Até hoje, moradores da região contam histórias de barulhos à noite e vultos no imóvel. 

Para completar as “Sete Mortes”, há duas hipóteses: 

  • uma mulher escravizada que recebia inúmeros castigos e maus tratos de seus senhores, um dia envenenou o casal e a filha deles;
  • dizem alguns que o corpo de uma mulher e duas crianças, provavelmente suas filhas, foram encontradas mortas no porão e com seus corpos já em estado de decomposição e até hoje ninguém sabe quem são e nem pista do assassino;
  • existem relatos também de que um homem do interior passou aqui vendendo mandioca como se fosse aipim. Os moradores da casa comeram e morreram envenenados.

RELÍQUIA ARQUITETÔNICA DO SÉXULO XVII

Arquitetonicamente falando, a casa é linda. Ela possui dois pavimentos e um sótão. A sua estrutura externa é feita em alvenaria. Na fachada principal, as paredes são revestidas de azulejos portugueses azuis do século 19. Há três portas no primeiro pavimento e quatro janelas rasgadas com ornamentos estilo D. Maria e balcões no segundo pavimento.

Oratório original


Possui um pátio interno revestido com azulejos do século 17 e piso de mármore.

Escadas de madeira do século 17


Na casa de banho há uma banheira incrustrada de conchas e o vestíbulo é revestido com azulejos ingleses do século 19 (infelizmente essa banheira não se encontra mais no espaço e não soube de seu paradeiro ainda.)

O imóvel foi tombado por seu valor histórico em 1943 e atualmente abriga cursos de música, canto, pintura, moda, fotografia administrada pelo grupo Focus Mas só funciona até às 17h… Vai saber, né?

A casa abriga diversos fenômenos sobrenaturais, como barulho de passos nos cômodos, portas que abrem e fecham sozinhas, vultos e névoas bizarras. Durante a reforma mais recente, os operários que trabalharam lá disseram que as portas viviam batendo sem explicação. Alguns deles trabalhavam só quando havia luz do dia.

Você tem medo?

Quando vier ao Centro Histórico, dê uma passadinha na Casa das Sete Mortes. Ou você tem medo?

Eu sou Alexandre Gonzalez e te convido para me acompanhar por Salvador e conhecer os pontos históricos e suas histórias.

Assista o vídeo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orixá Yemanjá e a história da Casa de Yemanjá em Salvador!